Informação medicamentosa e entendimento de um grupo populacional de estudantes
Resumo
Esta pesquisa trata sobre a importância da informação medicamentosa por intermédio das bulas farmacêuticas como principal informativo a população sobre eventos adversos, indicações e contra indicações do medicamento e seus principais efeitos. O objetivo deste estudo é descrever a importância da informação e do entendimento sobre medicamentos frequentemente utilizados, por um grupo populacional e identificar os riscos decorrentes do não entendimento da bula de medicamentos como informativo, nos medicamentos facilmente comercializados. Este trabalho justifica-se por buscar sensibilizar os profissionais do setor da saúde, especialmente os farmacêuticos, sobre a importância da bula. Trata-se de estudo de campo com abordagem descritiva quantitativa, com amostra composta por 200 (duzentos) sujeitos de quatro cursos do Centro Universitário Celso Lisboa, cidade do Rio de Janeiro, desde que esses cursos não sejam da área de saúde como critério de inclusão. O instrumento de coleta de dados se constituiu de um questionário fechado composto por 09 questões, onde o pesquisado é caracterizado quanto ao sexo, idade, escolaridade e renda mensal.
Palavras-chave
Declaro que o presente artigo é original, não tendo sido submetido à publicação em qualquer outro periódico nacional ou internacional, quer seja em parte ou em sua totalidade. Declaro, ainda, que após publicado na Revista Presença editada pelo Centro Universitário Celso Lisboa, o mesmo não será submetido por mim ou por qualquer um dos demais coautores a qualquer outro meio de divulgação científica.
Através deste instrumento, em meu nome e em nome dos demais coautores, porventura existentes, cedo os direitos autorais do referido artigo à Revista Presença e declaro estar ciente de que a não observância deste compromisso submeterá o infrator a sanções e penas previstas na Lei de Proteção de Direitos Autorias (Nº9609, de 19/02/98).