Assistência farmacêutica a pacientes com tuberculose pulmonar: uma revisão integrativa
Resumo
O objetivo é apresentar revisão integrativa sobre as principais causas da incidência, aspectos fisiopatológicos da tuberculose. A tuberculose é uma doença infectocontagiosa, causada pelo Mycobacterium tuberculosis, um Bacilo Ácido-Álcool Resistente (BAAR) que tem afinidade pelo parênquima pulmonar. O diagnóstico pode ser feito através de exame baciloscópico e radiográfico. O tratamento é feito por ESQUEMA de tratamento padronizado pela Organização Mundial da Saúde, composto de Rifampicina, Isoniazida, Pirazinamida e Etambutol. As principais medidas preventivas contra a tuberculose são a imunoprofilaxia com a Vacina BCG e a Quimioprofilaxia com Isoniazida. Trata-se de uma revisão integrativa que utiliza método de pesquisa que apresenta a síntese de múltiplos estudos publicados e possibilita conclusões gerais a respeito de uma particular área de conhecimento, realizado de maneira sistemática e ordenada e contribui para o aprofundamento do conhecimento do tema investigado. A tuberculose é uma doença que se tem uma grande dificuldade de adesão ao tratamento, devido a essa dificuldade, o profissional farmacêutico foi inserido na equipe multidisciplinar para atuar na Atenção Básica de Saúde, juntamente com médicos, equipes de enfermagem e serviço social. Concluiu-se que a Assistência Farmacêutica, presta atendimento de qualidade ao paciente com tuberculose, orientando no esquema terapêutico, explicando a maneira correta de se administrar o medicamento, informando que é um tratamento longo e precisa ser feito até o fim, para que não cause reincidências e sim 100% da cura.
Palavras-chave
Declaro que o presente artigo é original, não tendo sido submetido à publicação em qualquer outro periódico nacional ou internacional, quer seja em parte ou em sua totalidade. Declaro, ainda, que após publicado na Revista Presença editada pelo Centro Universitário Celso Lisboa, o mesmo não será submetido por mim ou por qualquer um dos demais coautores a qualquer outro meio de divulgação científica.
Através deste instrumento, em meu nome e em nome dos demais coautores, porventura existentes, cedo os direitos autorais do referido artigo à Revista Presença e declaro estar ciente de que a não observância deste compromisso submeterá o infrator a sanções e penas previstas na Lei de Proteção de Direitos Autorias (Nº9609, de 19/02/98).