A INCLUSÃO DE CRIANÇAS COM AUTISMO NA REDE REGULAR DE ENSINO: INTERVENÇÕES PEDAGÓGICAS

  • Flávio Aparecido de Almeida UNIFAMINAS - Centro Universitário Faminas UCAM - Universidade Candido Mendes

Resumo

Este trabalho teve como objetivo analisar a prática pedagógica desenvolvida pelos professores da escola regular no processo de inclusão educacional do aluno com autismo. Para tanto, adotou-se como opção metodológica o estudo de caso dentro de um enfoque qualitativo de pesquisa. Neste estudo foram realizadas observações da prática pedagógica das professoras nas turmas onde estão matriculados alunos nesta situação e entrevistas com as mesmas. Acredita-se na necessidade de revisão e de novas reflexões sobre as práticas utilizadas pelos professores frente aos alunos com autismo visando uma aprendizagem eficaz e de qualidade.

##submission.authorBiography##

##submission.authorWithAffiliation##
Possui graduação em Psicologia pela Faculdade de Minas (FAMINAS - Muriaé); graduação em Pedagogia pela Faculdade do Noroeste de Minas (FINOM); graduação em Filosofia pela Pontifícia Universidade Católica de Minas Gerais (PUC-Minas) e graduação em História pela Universidade do Estado de Minas Gerais (UEMG). Especialização em Neuropsicologia pela Universidade Candido Mendes (UCAM); especialização em Neuropsicopedagogia (UCAM), especialização em Educação Inclusiva, Especial e Políticas de Inclusão (UCAM); especialização em Psicopedagogia Clínica e Institucional (UCAM) e especialização em Gestão de Processos Educativos: Supervisão e Inspeção Escolar pela Universidade do Estado de Minas Gerais(UEMG).

Referências

AMY, M. D. Enfrentando o autismo: a criança, seus pais e a relação terapêutica. Rio de Janeiro: Zahar, 2009.


ARAÚJO, C. O processo de individuação no autismo. São Paulo: Mennon, 2000.


BAPTISTA, C. R; BOSA, C. Autismo e educação: reflexões e propostas de intervenção. Porto Alegre: Artmed, 2008.


BOSA, C. Autismo: intervenções psicoeducacionais. Revista Brasileira de Psiquiatria, São Paulo, v.28, p.47-53, 2006.


BRASIL. Constituição da República Federativa do Brasil: texto constitucional promulgado em 05 de outubro de 1988. Brasília, 2002.


______. Senado Federal. Secretaria Especial de Editoração e Publicações. Lei de Diretrizes e Bases da Educação Nacional. Brasília, 2006.


______. Decreto no 3.956, de 08 de outubro de 2001. Brasília, 2001.


______. Decreto no 186, de 09 de julho de 2008. Brasília, 2008.


CAMARGO, S. P.; BOSA, C. A. Competência social, inclusão escolar e autismo: revisão crítica da literatura. Psicologia & Sociedade. Porto Alegre, v.21, n.1, p.65-74, 2009.


CAVALCANTI, A. E. Autismo: construções e desconstruções. São Paulo: Casa do Psicólogo, 2001.


COELHO, C. M. Madeira. Inclusão escolar. In: Desenvolvimento Humano, Educação e Inclusão Escolar. Brasília: 2010.


CUNHA, E. Autismo e inclusão: psicopedagogia e práticas educativas na escola e na família. Rio de Janeiro: Wak, 2009.


KLIN, A. Autismo e síndrome de Asperger: uma visão geral. Rev. Bras. Psiquiatr. São Paulo, v.28, p.3-11, 2006.


MANTOAN, M. T. E. Igualdade e diferenças na escola: como andar no fio da navalha. In: Inclusão Escolar: Pontos e contrapontos. São Paulo: Summus, 2006.


MENDES, Enicéia Gonçalves. A radicalização do debate sobre inclusão escolar no Brasil. Rev. Bras. Educ., Rio de Janeiro , v. 11, n. 33, p. 387-405, 2006. Disponível em: . Acesso em: 08 ago. 2016.

MERCADANTE, M. T.; ROSÁRIO, M. C. Autismo e Cérebro Social. São Paulo: Segmento Farma, 2009.


PRIETO, R. G. Atendimento escolar de alunos com necessidades educacionais especiais: um olhar sobre as políticas públicas de educação no Brasil. In: Inclusão Escolar: Pontos e contrapontos. São Paulo: Summus, 2006.


SÁ, E. D. Educação Inclusiva no Brasil, Sonho ou Realidade? In: 6ª Jornada Especial “A Educação no Terceiro Milênio: Espaço para Diversidade”. São Paulo, 2006.
Publicado
2017-07-27
Como Citar
ALMEIDA, Flávio Aparecido de. A INCLUSÃO DE CRIANÇAS COM AUTISMO NA REDE REGULAR DE ENSINO: INTERVENÇÕES PEDAGÓGICAS. Revista Presença, [S.l.], v. 3, n. 8, p. 37-54, july 2017. ISSN 2447-1534. Disponível em: <http://sistema.celsolisboa.edu.br/ojs/index.php/numerohum/article/view/109>. Acesso em: 22 nov. 2024.
Seção
Artigo Livre

Palavras-chave

Transtorno autístico; Escola regular; Prática pedagógica

##plugins.generic.recommendByAuthor.heading##

##plugins.generic.recommendByAuthor.noMetric##