AS ÚLCERAS VASCULOGÊNICAS NA PERSPECTIVA DO CUIDADO DE ENFERMAGEM
UM ESTUDO DE REVISÃO BIBLIOGRÁFICA
Resumo
O objetivo do presente estudo é analisar os cuidados de enfermagem realizados ao paciente com úlceras vasculogênicas. É uma pesquisa bibliográfica, descritiva e de abordagem qualitativa. A coleta dos dados ocorreu por meio de busca na Biblioteca Virtual em Saúde (BVS). Para realizar a busca do material bibliográfico em meio on line, foram utilizados os seguintes descritores: Enfermagem e úlceras vasculogênicas. A busca dos estudos aconteceu nos meses de janeiro e fevereiro de 2017. Foram selecionados e analisados 11 artigos. Ficou evidenciado que a enfermagem precisa conhecer a história clínica do paciente para uma eficácia no tratamento. Verificou-se, por intermédio da análise dos artigos, que a enfermagem precisa se qualificar cada vez mais, com treinamento específico e conhecimentos científicos, teórico-práticos, adotando um plano de cuidados/ prescrição elaborada pelo enfermeiro, para melhora do quadro destes pacientes. Identificou-se que a qualidade de vida de uma pessoa com uma úlcera vasculogênica é afetada de forma importante. Foi possível perceber a importância do enfermeiro, no manejo clínico da úlcera venosa e sua busca em especializar-se no cuidado a este cliente. No entanto, há uma carência de estudos valorizando este profissional, essencial na prevenção da doença, do restabelecimento da saúde, da educação do paciente e realização do curativo, atividades estas que fazem parte da rotina do enfermeiro.
Palavras-chave
Declaro que o presente artigo é original, não tendo sido submetido à publicação em qualquer outro periódico nacional ou internacional, quer seja em parte ou em sua totalidade. Declaro, ainda, que após publicado na Revista Presença editada pelo Centro Universitário Celso Lisboa, o mesmo não será submetido por mim ou por qualquer um dos demais coautores a qualquer outro meio de divulgação científica.
Através deste instrumento, em meu nome e em nome dos demais coautores, porventura existentes, cedo os direitos autorais do referido artigo à Revista Presença e declaro estar ciente de que a não observância deste compromisso submeterá o infrator a sanções e penas previstas na Lei de Proteção de Direitos Autorias (Nº9609, de 19/02/98).