A PSICOLOGIA SOCIAL VOLTADA PARA UMA ABORDAGEM COMUNITÁRIA E AS POLÍTICAS PÚBLICAS

  • Flávio Aparecido de Almeida UNIFAMINAS

Resumo

Este artigo tem como objetivo investigar a inserção da Psicologia Social voltada para uma abordagem comunitária e as políticas públicas no atual contexto da sociedade brasileira. Além disso, visa contribuir para uma reflexão acerca da participação dos psicólogos frente ao trabalho no campo das políticas públicas. Utilizando-se da pesquisa bibliográfica como metodologia, a presente investigação analisa a construção dessas políticas públicas destacando as contradições existentes na sociedade e como o psicólogo pode contribuir para que o indivíduo possa compreender a comunidade da qual faz parte, seus antagonismos e de que forma pode intervir na transformação dessa realidade. O indivíduo ao conhecer o contexto, a comunidade, os grupos sociais, o ambiente que o cerca, consequentemente estará construindo sua identidade.

##submission.authorBiography##

##submission.authorWithAffiliation##
Possui graduação em Psicologia pela Faculdade de Minas (FAMINAS - Muriaé); graduação em Pedagogia pela Faculdade do Noroeste de Minas (FINOM); graduação em Filosofia pela Pontifícia Universidade Católica de Minas Gerais (PUC-Minas) e graduação em História pela Universidade do Estado de Minas Gerais (UEMG). Especialização em Neuropsicologia pela Universidade Candido Mendes (UCAM); especialização em Neuropsicopedagogia (UCAM), especialização em Educação Inclusiva, Especial e Políticas de Inclusão (UCAM); especialização em Psicopedagogia Clínica e Institucional (UCAM) e especialização em Gestão de Processos Educativos: Supervisão e Inspeção Escolar pela Universidade do Estado de Minas Gerais(UEMG).
Publicado
2018-03-31
Como Citar
DE ALMEIDA, Flávio Aparecido. A PSICOLOGIA SOCIAL VOLTADA PARA UMA ABORDAGEM COMUNITÁRIA E AS POLÍTICAS PÚBLICAS. Revista Presença, [S.l.], v. 4, n. 10, p. 43-53, mar. 2018. ISSN 2447-1534. Disponível em: <http://sistema.celsolisboa.edu.br/ojs/index.php/numerohum/article/view/136>. Acesso em: 22 nov. 2024.
Seção
Artigo Livre

##plugins.generic.recommendByAuthor.heading##

##plugins.generic.recommendByAuthor.noMetric##