Tecendo considerações sobre a educação especial inclusiva
Resumo
O presente estudo objetiva-se a abordar de forma geral como vem sendo o atendimento das crianças com necessidades educacionais especiais nas escolas de ensino regular. Para tanto, será utilizada como metodologia a pesquisa bibliográfica. Visa-se com este estudo mostrar que a luta por uma escola inclusiva necessita ter um projeto pedagógico que responda às necessidades específicas de cada aluno ou grupo de alunos, levando em consideração que a atuação da escola com relação à inclusão exige uma abordagem holística do educando na qual contemple seu contexto de vida na família, escola e sociedade. Por meio disso, vislumbra-se uma parceria que busque sempre alternativas para que a inclusão não seja apenas prevista na lei mas que aconteça de fato e que venha vencendo todos os preconceitos e garantindo a cidadania plena de todas as pessoas com necessidades educacionais especiais.
Declaro que o presente artigo é original, não tendo sido submetido à publicação em qualquer outro periódico nacional ou internacional, quer seja em parte ou em sua totalidade. Declaro, ainda, que após publicado na Revista Presença editada pelo Centro Universitário Celso Lisboa, o mesmo não será submetido por mim ou por qualquer um dos demais coautores a qualquer outro meio de divulgação científica.
Através deste instrumento, em meu nome e em nome dos demais coautores, porventura existentes, cedo os direitos autorais do referido artigo à Revista Presença e declaro estar ciente de que a não observância deste compromisso submeterá o infrator a sanções e penas previstas na Lei de Proteção de Direitos Autorias (Nº9609, de 19/02/98).