Atuação do enfermeiro na prevenção da infecção do sítio cirúrgico
Resumo
A presente pesquisa tem por objetivo identificar o papel do enfermeiro no manejo da infecção da ferida cirúrgica. O procedimento técnico utilizado foi revisão bibliográfica simples, partindo de materiais científicos, relacionados aos procedimentos na prevenção da infecção do sítio cirúrgico (ISC). Foram realizadas buscas na base de dados LILASCS, SCIELO E BDENF. Foram encontrados 762 artigos, após aplicação dos critérios de inclusão, a saber: textos completos, disponíveis gratuitamente, assunto principal infecção da ferida cirúrgica, idioma português e artigos publicados nos últimos 5 (cinco) anos que tivesse aderência temática de infecção de ferida operatória e atuação do enfermeiro. Após a aplicação desses critérios restaram cinco artigos. Tendo em vista o objetivo do estudo, encontramos parcialmente assuntos relacionados aos cuidados do enfermeiro na prevenção da infecção do sítio cirúrgico, sabendo-se que o enfermeiro tem ações diretas no cuidado com o paciente, apresentamos algumas ações do enfermeiro na prevenção de ISC, porém é necessário que sejam realizadas pesquisas mais especificas que orientem o enfermeiro para que haja uma melhora da assistência, para uma melhora da qualidade nos cuidados de enfermagem, visando a diminuição e os risco de infecções.
Declaro que o presente artigo é original, não tendo sido submetido à publicação em qualquer outro periódico nacional ou internacional, quer seja em parte ou em sua totalidade. Declaro, ainda, que após publicado na Revista Presença editada pelo Centro Universitário Celso Lisboa, o mesmo não será submetido por mim ou por qualquer um dos demais coautores a qualquer outro meio de divulgação científica.
Através deste instrumento, em meu nome e em nome dos demais coautores, porventura existentes, cedo os direitos autorais do referido artigo à Revista Presença e declaro estar ciente de que a não observância deste compromisso submeterá o infrator a sanções e penas previstas na Lei de Proteção de Direitos Autorias (Nº9609, de 19/02/98).