RELATO DE EXPERIÊNCIA SOBRE A CRIAÇÃO DE UM JOGO EDUCATIVO ACERCA DOS CONTEÚDOS DE ESTOMATERAPIA PARA ESTUDANTES DO CURSO DE ENFERMAGEM
Resumo
A estomaterapia é uma área privativa do enfermeiro que visa prestar cuidados a pessoas com estomias, feridas, incontinências e fístulas, em caráter preventivo, terapêutico e de reabilitação, objetivando a melhoria da qualidade de vida. Observa-se uma diminuta produção acadêmica sobre os cuidados de enfermagem aos pacientes estomizados. O presente trabalho relata a experiência da construção de um jogo educativo sobre conteúdos de estomaterapia para o curso de enfermagem em uma instituição de ensino superior. Estudo descritivo, do tipo relato de experiência, elaborado a partir de um projeto de iniciação científica júnior de uma universidade particular, localizada no Rio de Janeiro, no período entre janeiro a outubro de 2018. Foi confeccionado um boneco de EVA composto por 12 partes para montagem como mecanismo de pontuação dos grupos. O jogo foi testado em três turmas de quinto período, e favoreceu a participação ativa dos discentes, bem como o processo de ensino aprendizagem. Percebeu-se que o jogo educativo possibilitou a ampliação de discussões sobre a estomaterapia, estimulou o interesse dos discentes pela área, bem como a fixação do conteúdo estudado em sala de aula, através de uma experiência lúdica, dinâmica e descontraída. Além disso, propiciou a reflexão sobre novos cenários de atuação do enfermeiro e tornou-se uma nova possibilidade de instrumento pedagógico a ser utilizado pela instituição.
This work is licensed under a Creative Commons Attribution-NonCommercial 4.0 International License.
Declaro que o presente artigo é original, não tendo sido submetido à publicação em qualquer outro periódico nacional ou internacional, quer seja em parte ou em sua totalidade. Declaro, ainda, que após publicado na Revista Presença editada pelo Centro Universitário Celso Lisboa, o mesmo não será submetido por mim ou por qualquer um dos demais coautores a qualquer outro meio de divulgação científica.
Através deste instrumento, em meu nome e em nome dos demais coautores, porventura existentes, cedo os direitos autorais do referido artigo à Revista Presença e declaro estar ciente de que a não observância deste compromisso submeterá o infrator a sanções e penas previstas na Lei de Proteção de Direitos Autorias (Nº9609, de 19/02/98).