A EDUCAÇÃO EM SAÚDE SEXUAL PARA A ADOLESCENTE FEMININA: uma análise bibliográfica 2004 – 2013
Resumo
A educação em saúde sexual para a adolescente feminina deve enfatizar o conhecimento do seu próprio corpo, prevenção e avaliação de possíveis riscos à saúde, trazendo algumas vertentes como: a educação, a política, a saúde e os profissionais de saúde. O objetivo deste estudo é identificar e caracterizar a produção científica à acerca da educação em saúde sexual, para a adolescente feminina. È uma pesquisa qualitativa, descritiva e exploratória. Utilizamos os descritores: educação em saúde, adolescente feminina, políticas públicas e papel do enfermeiro, para coleta de dados no Portal Capes Periódicos. Identificamos dez artigos publicados em revistas indexadas pela Capes em B1. As produções mantiveram um equilíbrio entre 2008 e 2012 e a maioria apresentava a abordagem qualitativa. Houve um predomínio da temática nas regiões Sul, Sudeste e Centro-Oeste. A realização dessa pesquisa sobre a temática da educação em saúde sexual, para a adolescente feminina é muito importante, pois a adolescência é uma fase de transição da infância à vida adulta. É nesta fase que as adolescentes se encontram mais vulneráveis aos riscos como: dificuldade de acesso aos serviços de saúde; exploração sexual e prostituição; gravidez indesejada e aborto; sexualidade precoce e desprotegida; sofrimento e adoecimento psíquico; entre outros. Através da educação em saúde sexual e dos programas de saúde, há diminuição dos riscos e da mortalidade materno-infantil. A educação não é feita com objetivo de domesticar as pessoas para obedecerem a normas de conduta, mas sim de modo preventivo.
Palavras-chave
Declaro que o presente artigo é original, não tendo sido submetido à publicação em qualquer outro periódico nacional ou internacional, quer seja em parte ou em sua totalidade. Declaro, ainda, que após publicado na Revista Presença editada pelo Centro Universitário Celso Lisboa, o mesmo não será submetido por mim ou por qualquer um dos demais coautores a qualquer outro meio de divulgação científica.
Através deste instrumento, em meu nome e em nome dos demais coautores, porventura existentes, cedo os direitos autorais do referido artigo à Revista Presença e declaro estar ciente de que a não observância deste compromisso submeterá o infrator a sanções e penas previstas na Lei de Proteção de Direitos Autorias (Nº9609, de 19/02/98).