UMA COMPREENSÃO GEST�LTICA SOBRE AS CONSEQUÊNCIAS DO BULLYING: um estudo de caso clínico

  • Adieliton Tavares Cezar Centro Universitário Celso Lisboa
  • Patrícia Vieira Motta Figueredo Centro Universitário Celso Lisboa

Resumo

O bullying é uma violência que impõe um sofrimento imensurável e se apresenta como um dos mais graves problemas a serem enfrentados pelas escolas nos dias atuais. É um fenômeno que mescla preconceito e violência e pode causar graves danos às vítimas. Embora ocorra principalmente no contexto escolar, essa violência é capaz de ultrapassar os muros das escolas e interferir negativamente em diversos aspectos na vida dos envolvidos como vítimas. As marcas deixadas pelo bullying podem ser carregadas para a vida adulta, influenciando na saúde e no bem-estar. O sofrimento decorrente do bullying pode ser tão devastador que, em diversos casos, o suicídio é visto como a única alternativa frente ao desespero de uma dor que se agiganta. Apesar dos primeiros apontamentos terem ocorrido no século XIX, o fenômeno passou a ter visibilidade e a atrair o olhar dos profissionais da saúde a partir da década de 1980. Entretanto, é possível observar um grande atraso na discussão do tema em território brasileiro, além de pouca produção no campo da Psicologia sobre este assunto. Desta forma, o presente artigo tem como objetivo apresentar o fenômeno bullying e seus envolvidos, além de buscar estabelecer uma compreensão embasada pela gestalt-terapia sobre a influência que este fenômeno pode apresentar na vida da vítima. Para alcançar estes objetivos, a metodologia empregada foi uma revisão narrativa de literatura aliada a um estudo de caso clínico. Foi possível constatar com este estudo que a vítima de bullying pode apresentar dificuldades nas relações interpessoais, baixa autoestima e altos níveis de introjeção.

Publicado
2015-02-04
Como Citar
CEZAR, Adieliton Tavares; FIGUEREDO, Patrícia Vieira Motta. UMA COMPREENSÃO GESTLTICA SOBRE AS CONSEQUÊNCIAS DO BULLYING: um estudo de caso clínico. Revista Presença, [S.l.], v. 1, n. 1, p. 88-106, feb. 2015. ISSN 2447-1534. Disponível em: <http://sistema.celsolisboa.edu.br/ojs/index.php/numerohum/article/view/25>. Acesso em: 22 nov. 2024.
Edição
Seção
Artigo Livre

Palavras-chave

bullying; violência; gestalt-terapia; introjeção

##plugins.generic.recommendByAuthor.heading##

##plugins.generic.recommendByAuthor.noMetric##