AVALIAÇÃO DO CONTROLE DA INGESTÃO DE SÓDIO NA ALIMENTAÇÃO DOS HIPERTENSOS ASSISTIDOS EM UMA UNIDADE B�SICA DE SAÚDE DO RIO DE JANEIRO
Resumo
A hipertensão é uma doença crônica que atinge grande parte da população brasileira. Há uma ligação direta entre estilo de vida com os fatores de risco. O alto consumo de sódio é um importante marcador da qualidade de alimentação. A nutrição desempenha um papel fundamental no controle da ingestão de sódio na alimentação de hipertensos. Este trabalho teve como objetivo verificar o consumo de alimentos ricos em sódio em mulheres hipertensas e normotensas assistidas em uma unidade básica de saúde na cidade do Rio de Janeiro. Para a realização deste estudo transversal foram convidadas 40 mulheres que após a assinatura do termo de consentimento formal, foram divididas em dois grupos, sendo hipertensas e normotensas. A coleta de dados foi realizada com o uso de um questionário de frequência alimentar previamente validado por Manfroi et al. (2009) contendo 25 alimentos ricos em sódio. Os resultados revelaram que ambos os grupos consomem grandes quantidades de sódio, porém o grupo de normotensas consumiu maior quantidade de sódio do que as hipertensas. Foi observado que a média de consumo de sódio por mês, no grupo de normotensas foi maior do que a quantidade permitida pela Organização Mundial de Saúde. Portanto, conclui-se que seja necessário um aprofundamento maior desta pesquisa a fim de ajudar a gerar medidas preventivas para o controle da doença no grupo estudado.
Palavras-chave
Declaro que o presente artigo é original, não tendo sido submetido à publicação em qualquer outro periódico nacional ou internacional, quer seja em parte ou em sua totalidade. Declaro, ainda, que após publicado na Revista Presença editada pelo Centro Universitário Celso Lisboa, o mesmo não será submetido por mim ou por qualquer um dos demais coautores a qualquer outro meio de divulgação cientÃfica.
Através deste instrumento, em meu nome e em nome dos demais coautores, porventura existentes, cedo os direitos autorais do referido artigo à Revista Presença e declaro estar ciente de que a não observância deste compromisso submeterá o infrator a sanções e penas previstas na Lei de Proteção de Direitos Autorias (Nº9609, de 19/02/98).