PRODUÇÃO DE ATIVOS VEGETAIS COMO BIOESTIMULADORES DOS FATORES DE CRESCIMENTO FIBROBLÁSTICO
Resumo
O presente trabalho é o resultado da parceria entre o Centro Universitário Celso Lisboa e o laboratório do Instituto de Pesquisas Biomédica (IPB) do Hospital Naval Marcílio Dias, objetivando a formação complementar de pesquisadores atuantes na produção de insumos de origem vegetal que contribuam no processo de biossíntese das fibras colágenas na pele, através da interação destes ativos com tecidos animais. As etapas do processo, realizadas em ambas as instituições, constaram da leitura de artigos pertinentes ao tema da pesquisa e tiveram o propósito de amadurecer a capacidade de entendimento e escrita dos futuros pesquisadores. Os resultados obtidos poderão se mostrar relevantes para o entendimento de como extratos vegetais podem se constituir em um potencial estimulador dos fatores de crescimento fibroblástico. Outro desdobramento esperado para o trabalho consiste na capacitação e preparação de estudantes de graduação no esclarecimento da população sobre a influência dos trabalhos científicos, através da preparação e produção de textos de divulgação cientifica que possam informar cientificamente o grande público sobre os avanços biotecnológicos apreciados na pesquisa básica.
This work is licensed under a Creative Commons Attribution-NonCommercial 4.0 International License.
Declaro que o presente artigo é original, não tendo sido submetido à publicação em qualquer outro periódico nacional ou internacional, quer seja em parte ou em sua totalidade. Declaro, ainda, que após publicado na Revista Presença editada pelo Centro Universitário Celso Lisboa, o mesmo não será submetido por mim ou por qualquer um dos demais coautores a qualquer outro meio de divulgação científica.
Através deste instrumento, em meu nome e em nome dos demais coautores, porventura existentes, cedo os direitos autorais do referido artigo à Revista Presença e declaro estar ciente de que a não observância deste compromisso submeterá o infrator a sanções e penas previstas na Lei de Proteção de Direitos Autorias (Nº9609, de 19/02/98).