GAMIFICAÇÃO E RODA DE CONVERSA COMO MÉTODOS PARA ABORDAGEM DO CÂNCER DE PRÓSTATA EM UMA TURMA DE ADOLESCENTES DO PEJA
Resumo
O câncer de próstata representa, segundo estimativa do INCA (2020), 29,2% de todos os casos de câncer mais frequentes para o gênero masculino. Além disso, esta neoplasia de próstata é estigmatizada, principalmente pela população que acomete, ou seja, homens a partir de 65 anos. Entende-se que a adolescência determina um momento de amadurecimento crucial para a formação da personalidade. A partir disso, evidencia-se a importância de estratégias de educação em saúde que contribuam para o conhecimento e desenvolvimento pessoal e social desse indivíduo, repercutindo diretamente na vida adulta. Nesse contexto, como o público-alvo são os adolescentes, a gamificação se destaca como uma importante ferramenta capaz de desenvolver um aprendizado ativo mais inovador e interativo. O presente estudo tem como objetivo relatar a experiência de acadêmicos de enfermagem do Centro Universitário Celso Lisboa, integrantes da Liga Acadêmica de Oncologia e Cuidados Paliativos, na realização de uma ação educativa em saúde sobre câncer de próstata em parceria com o projeto de extensão “A enfermagem está no coração da Celso”.
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