OS MUITOS MUNDOS DA AUTOMUTILAÇÃO: DISCUTINDO A PUBLICIZAÇÃO NAS REDES SOCIAIS DOS PROCESSOS DE MUTILAR-SE

  • Andréa Rosa Lopes Centro Universitário Celso Lisboa
  • Karina Paiva Maselli Centro Universitário Celso Lisboa
  • Mariana Marques Centro Universitário Celso Lisboa
  • Raquel de Moura Oliveira Centro Universitário Celso Lisboa
  • Rhayssa Coutinho Barbosa Centro Universitário Celso Lisboa
  • Luciana Loyola Madeira Soares Centro Universitário Celso Lisboa

Resumo

O presente trabalho visa promover uma discussão acerca dos processos de automutilar-se, bem como a sua publicização no campo virtual/redes sociais e compreender os diferentes aspectos do papel dos psicólogos nesses grupos. Foi utilizado o método de pesquisa cartográfica, pelo qual vivenciamos os muitos mundos da automutilação como observadoras e, por vezes com uma aproximação maior, porém assegurando cuidado, respeito e imparcialidade para não estabelecer interferências no campo pesquisado. Ressaltamos a relevância dos resultados e dos impactos positivos e negativos a partir do recebimento de recusa na nossa tentativa do acesso, em alguns grupos, bem como do recebimento de aceitação direta por parte de administradores em outros. Esta pesquisa teve como contribuições um debate teórico da temática e a possibilidade de esclarecimento e informação tanto para familiares quanto para pessoas que praticam o ato da automutilação. Como produto da mesma, criamos um grupo no Facebook como legado para os demais estudantes de psicologia, psicólogos e profissionais de áreas com interesses afins.

Publicado
2021-11-25
Como Citar
LOPES, Andréa Rosa et al. OS MUITOS MUNDOS DA AUTOMUTILAÇÃO: DISCUTINDO A PUBLICIZAÇÃO NAS REDES SOCIAIS DOS PROCESSOS DE MUTILAR-SE. Revista Presença, [S.l.], v. 7, n. 15, p. 123-147, nov. 2021. ISSN 2447-1534. Disponível em: <http://sistema.celsolisboa.edu.br/ojs/index.php/numerohum/article/view/353>. Acesso em: 22 nov. 2024.
Seção
Artigo Livre

##plugins.generic.recommendByAuthor.heading##

##plugins.generic.recommendByAuthor.noMetric##