JUDÔ NA ESCOLA PARA PESSOAS COM DEFICIÊNCIA VISUAL: benefÃcios, estratégias metodológicas e adaptações para inclusão no âmbito escolar e esportivo
Resumo
O objetivo desse estudo é verificar os benefÃcios da prática do judô no âmbito escolar para o desenvolvimento do deficiente visual. Trata-se de uma pesquisa descritiva, composta por um questionário fechado e aberto. A população envolveu alunos com deficiência visual do Instituto Benjamin Constant na cidade do Rio de Janeiro. Participaram da pesquisa 12 (doze) alunos de ambos os sexos. Após a análise dos resultados pode-se observar que a maioria dos alunos com deficiência visual apresentou notáveis melhoras quanto as suas capacidades coordenativas e afetivas aumentando seu desenvolvimento com a prática do judô no âmbito escolar.
Palavras-chave
Declaro que o presente artigo é original, não tendo sido submetido à publicação em qualquer outro periódico nacional ou internacional, quer seja em parte ou em sua totalidade. Declaro, ainda, que após publicado na Revista Presença editada pelo Centro Universitário Celso Lisboa, o mesmo não será submetido por mim ou por qualquer um dos demais coautores a qualquer outro meio de divulgação cientÃfica.
Através deste instrumento, em meu nome e em nome dos demais coautores, porventura existentes, cedo os direitos autorais do referido artigo à Revista Presença e declaro estar ciente de que a não observância deste compromisso submeterá o infrator a sanções e penas previstas na Lei de Proteção de Direitos Autorias (Nº9609, de 19/02/98).