COMPREENSÃO E VALOR PERCEBIDO SOBRE OS DIREITOS HUMANOS POR POPULARES LEIGOS
Resumo
Objetivo: Investigar a compreensão e o valor percebido sobre os direitos humanos (DH) por populares. Materiais e Métodos: Entrevistados foram oito indivíduos igualmente divididos entre os grupos Mínimo Ensino Superior (S; Idade = 46,50 ± 6,61 anos; dois D.Sc., um M.Sc. e um Superior) e Máximo Ensino Médio (M; Idade = 49,50 ± 9,33 anos; dois Fundamental e dois Médio). Os dados foram coletados através de questionário com quatro perguntas de caracterização e as demais referentes ao tema. As respostas poderiam ser escritas ou gravadas, neste caso a transcrição foi realizada através do Google© Speech. Empregou-se o estudo de texto e contexto ao submeter os dados à análise de discurso crítica, considerando os aspectos características gerais, seleção lexical, modalização, e representação de atores sociais. Tal abordagem foi aplicada com o auxílio do MAXQDA Standard 2018©. Resultados: Demonstrou-se associação senso comum entre DH e classes sociais e percepção de abandono pelos DH dos entrevistados do grupo M, enquanto que aqueles do S, em sua maioria, discursaram em defesa da cobertura integral da população, não evocando proteção para si. Tal distinção, pode ter ocorrido em razão da confusão conceitual do primeiro grupo. Conclusão: A compreensão sobre os DH seria carente e limitada, e o valor percebido inexistente ou tendencioso a grupos específicos.
This work is licensed under a Creative Commons Attribution-NonCommercial 4.0 International License.
Declaro que o presente artigo é original, não tendo sido submetido à publicação em qualquer outro periódico nacional ou internacional, quer seja em parte ou em sua totalidade. Declaro, ainda, que após publicado na Revista Presença editada pelo Centro Universitário Celso Lisboa, o mesmo não será submetido por mim ou por qualquer um dos demais coautores a qualquer outro meio de divulgação científica.
Através deste instrumento, em meu nome e em nome dos demais coautores, porventura existentes, cedo os direitos autorais do referido artigo à Revista Presença e declaro estar ciente de que a não observância deste compromisso submeterá o infrator a sanções e penas previstas na Lei de Proteção de Direitos Autorias (Nº9609, de 19/02/98).