O REUSO DE RECURSOS PLUVIOMÉTRICOS NO COMBATE A INCÊNDIOS EM EDIFICAÇÕES URBANAS NA CIDADE DO RIO DE JANEIRO
Resumo
A reutilização para fins não potáveis dos recursos pluviais, especialmente no combate a incêndios em construções urbanas e rurais, vem se mostrando uma solução sustentável e eficaz, não só para o problema da escassez dos recursos hídricos, como também para a atual instabilidade econômica que assola o país. Um desafio para a viabilidade da implantação de um sistema de captação de água da chuva são as condições climatológicas e estruturais do lugar em que se pretende iniciar o projeto. O presente trabalho representa um estudo sobre a implementação de um projeto de captação de água da chuva para reuso no combate a incêndios em um edifício urbano no Centro da cidade do Rio de Janeiro, buscando uma solução com a maior viabilidade ambiental e econômica possível. Na metodologia aplicada foram utilizados como premissa dos cálculos a NBR 15527/2019, que apresenta os requisitos para o aproveitamento de água de chuva para fins não potáveis (ABNT, 2019), e as Normas Técnicas do Corpo de Bombeiros do Estado do Rio de Janeiro: NT 1-04 (CBMERJ, 2019), NT 2-03 e NT 2-04 (CBMERJ, 2020), que dispõem respectivamente sobre a classificação de risco das edificações, e sobre o sistema de combate a incêndios por chuveiros automáticos. Tendo como principal resultado o volume do reservatório, que atende às necessidades do projeto no período de um ano, pode-se concluir que o estudo é viável.
This work is licensed under a Creative Commons Attribution-NonCommercial 4.0 International License.
Declaro que o presente artigo é original, não tendo sido submetido à publicação em qualquer outro periódico nacional ou internacional, quer seja em parte ou em sua totalidade. Declaro, ainda, que após publicado na Revista Presença editada pelo Centro Universitário Celso Lisboa, o mesmo não será submetido por mim ou por qualquer um dos demais coautores a qualquer outro meio de divulgação científica.
Através deste instrumento, em meu nome e em nome dos demais coautores, porventura existentes, cedo os direitos autorais do referido artigo à Revista Presença e declaro estar ciente de que a não observância deste compromisso submeterá o infrator a sanções e penas previstas na Lei de Proteção de Direitos Autorias (Nº9609, de 19/02/98).