ANÁLISE DO PROCESSO DE ATENDIMENTO EM UM CENTRO DE ATENÇÃO PSICOSSOCIAL NO MUNICÍPIO DO RIO DE JANEIRO
Resumo
A saúde mental é um problema grave na vida social moderna, trazendo sérios transtornos, com sofrimento para os doentes e seus familiares. O Brasil possui uma Política Nacional de Saúde Mental e, em suas variadas ações, prevê a existência de Centros de Atenção Psicossocial (CAPS) destinados a atender as populações locais. Este estudo destina-se a investigar o processo de atendimento de uma unidades CAPS localizada no município do Rio de Janeiro para ajudar a melhorar o acesso da população ao serviço prestado. Para isso, os atendimentos foram analisados e avaliados com base no mapeamento dos processos, identificando-se suas falhas e problemas. Foi sugerido um remanejamento dos processos de atendimento e coleta de dados do local, além da indicação de novos métodos de gestão até então não utilizados por seus profissionais. Ao final da avaliação, foi apresentada uma proposta de melhoria nos processos de atendimento e gestão da unidade CAPS como um todo.
This work is licensed under a Creative Commons Attribution-NonCommercial 4.0 International License.
Declaro que o presente artigo é original, não tendo sido submetido à publicação em qualquer outro periódico nacional ou internacional, quer seja em parte ou em sua totalidade. Declaro, ainda, que após publicado na Revista Presença editada pelo Centro Universitário Celso Lisboa, o mesmo não será submetido por mim ou por qualquer um dos demais coautores a qualquer outro meio de divulgação científica.
Através deste instrumento, em meu nome e em nome dos demais coautores, porventura existentes, cedo os direitos autorais do referido artigo à Revista Presença e declaro estar ciente de que a não observância deste compromisso submeterá o infrator a sanções e penas previstas na Lei de Proteção de Direitos Autorias (Nº9609, de 19/02/98).