VIGILÂNCIA EM SAÚDE NOS DIAS DE HOJE: ALGUNS DESAFIOS A DEBATER SOBRE INTEGRAÇÃO DE PRÁTICAS E INTEGRALIDADE DO CUIDADO
Resumo
A Vigilância em Saúde é um dos principais programas de saúde pública implementados no âmbito do Sistema Único de Saúde no Brasil. Um dos princípios que norteiam as estratégias de vigilância é a integralidade do cuidado que, apesar de normatizado desde 2009, ainda encontra desafios para sua implementação. Busca-se neste ensaio fomentar o debate sobre alguns dos desafios à integralidade do cuidado no âmbito da Vigilância em Saúde, incluindo os processos de territorialização, a participação social e a longitudinalidade, a construção partilhada do conhecimento, a integração de práticas e a intersetorialidade.
This work is licensed under a Creative Commons Attribution-NonCommercial 4.0 International License.
Declaro que o presente artigo é original, não tendo sido submetido à publicação em qualquer outro periódico nacional ou internacional, quer seja em parte ou em sua totalidade. Declaro, ainda, que após publicado na Revista Presença editada pelo Centro Universitário Celso Lisboa, o mesmo não será submetido por mim ou por qualquer um dos demais coautores a qualquer outro meio de divulgação científica.
Através deste instrumento, em meu nome e em nome dos demais coautores, porventura existentes, cedo os direitos autorais do referido artigo à Revista Presença e declaro estar ciente de que a não observância deste compromisso submeterá o infrator a sanções e penas previstas na Lei de Proteção de Direitos Autorias (Nº9609, de 19/02/98).