EVENTOS LESIVOS EM CATEGORIAS DE BASE DO FUTEBOL À LUZ DA EPIDEMIOLOGIA
Resumo
A corrente investigação objetivou estimar a predição de lesão em jogadores de futebol de categorias de base (Sub15, Sub17 e Sub20), utilizando 402 registros de atletas participantes do Campeonato Estadual do Rio de Janeiro de 2019, divididos em lesionado (n = 273) e não lesionados (n = 12). Assim, realizou-se o estudo de frequência, seguido do teste qui-quadrado (a = 0,05). Também foram estimadas as incidências por variável e o modelo de regressão logística (logit), esse com o uso do R Studio, versão 4.1.2. As incidências de lesão apresentaram diferença estatisticamente significativa (valor-p =0,00) para as categorias, tendo 68 (24,91%) na Sub15, 141 (51,66%) na Sub17 e 64 (23,44%) na Sub20. Apesar disso, o intervalo de confiança indicou significância estatística somente na Sub17 para mês de ocorrência, posição do jogador, tipo de lesão, lado de ocorrência e classificação da gravidade. Caraterística identificada na Sub15 para Escoriação (tipo de lesão) e Indeterminado (lado) também se confirmou na Sub20, assim como novembro (mês de ocorrência) e Hematoma (tipo de lesão). Os coeficientes dos modelos logit não detiveram significância estatística (valor-p > 0,05). Concluiu-se, então, que não foi possível predizer significativamente a ocorrência de lesão nos grupos estudos.This work is licensed under a Creative Commons Attribution-NonCommercial 4.0 International License.
Declaro que o presente artigo é original, não tendo sido submetido à publicação em qualquer outro periódico nacional ou internacional, quer seja em parte ou em sua totalidade. Declaro, ainda, que após publicado na Revista Presença editada pelo Centro Universitário Celso Lisboa, o mesmo não será submetido por mim ou por qualquer um dos demais coautores a qualquer outro meio de divulgação científica.
Através deste instrumento, em meu nome e em nome dos demais coautores, porventura existentes, cedo os direitos autorais do referido artigo à Revista Presença e declaro estar ciente de que a não observância deste compromisso submeterá o infrator a sanções e penas previstas na Lei de Proteção de Direitos Autorias (Nº9609, de 19/02/98).