“E AGORA, PROFESSOR?”: UMA OFICINA SOBRE O ENSINO DE INFECÇÕES SEXUALMENTE TRANSMISSÍVEIS NO CONTEXTO ESCOLAR
Resumo
Há diversas oportunidades para promover a educação sexual no contexto escolar. No entanto, muitas vezes ela não é realizada de maneira adequada devido ao tabu associado aos assuntos relacionados à sexualidade e à insegurança dos(as) professores(as). Sendo assim, a oficina “E agora, professor?” busca oportunizar a construção de conhecimentos sobre as Infecções Sexualmente Transmissíveis (IST), promover o diálogo sobre o tema e apresentar diversas situações cotidianas para ressaltar que é possível viabilizar o ensino do tema na escola. Este trabalho consiste na avaliação dessa oficina, realizada de maneira remota com professores e futuros professores (estudantes de ensino médio na modalidade normal e licenciandos). A análise das falas dos participantes durante a oficina e dos questionários respondidos após a sua realização demonstraram que, para muitas pessoas, essa foi a única oportunidade de aprender sobre como promover a educação sexual. A atividade favoreceu a troca entre os(as) participantes, resultando na construção de conhecimentos sobre IST e de conhecimentos pedagógicos desse conteúdo, evidenciando o seu potencial na formação inicial e continuada de professores.
sores.
This work is licensed under a Creative Commons Attribution-NonCommercial 4.0 International License.
Declaro que o presente artigo é original, não tendo sido submetido à publicação em qualquer outro periódico nacional ou internacional, quer seja em parte ou em sua totalidade. Declaro, ainda, que após publicado na Revista Presença editada pelo Centro Universitário Celso Lisboa, o mesmo não será submetido por mim ou por qualquer um dos demais coautores a qualquer outro meio de divulgação científica.
Através deste instrumento, em meu nome e em nome dos demais coautores, porventura existentes, cedo os direitos autorais do referido artigo à Revista Presença e declaro estar ciente de que a não observância deste compromisso submeterá o infrator a sanções e penas previstas na Lei de Proteção de Direitos Autorias (Nº9609, de 19/02/98).