FAKE NEWS NO IMPÉRIO ROMANO? A GAMIFICAÇÃO DE FONTES SOBRE IMPERADORES EM SALA DE AULA
Resumo
A proposta do nosso projeto foi criar um canal de diálogo entre o conhecimento científico produzido por nossos alunos na graduação em história e a realidade em sala de aula. Para tanto, nosso foco recaiu sobre a matéria prima por excelência do historiador: as fontes, ou seja, os documentos do passado que o cientista analisa para interpretar fenômenos anteriores a ele. Desse modo, cada um dos graduandos investigou um imperador romano que foi alvo de diversas notícias falsas que visavam desmoralizar suas reputações e imagem. O material didático produzido ao fim teve por ambição debater a questão das fake news.
This work is licensed under a Creative Commons Attribution-NonCommercial 4.0 International License.
Declaro que o presente artigo é original, não tendo sido submetido à publicação em qualquer outro periódico nacional ou internacional, quer seja em parte ou em sua totalidade. Declaro, ainda, que após publicado na Revista Presença editada pelo Centro Universitário Celso Lisboa, o mesmo não será submetido por mim ou por qualquer um dos demais coautores a qualquer outro meio de divulgação científica.
Através deste instrumento, em meu nome e em nome dos demais coautores, porventura existentes, cedo os direitos autorais do referido artigo à Revista Presença e declaro estar ciente de que a não observância deste compromisso submeterá o infrator a sanções e penas previstas na Lei de Proteção de Direitos Autorias (Nº9609, de 19/02/98).