A ATUAÇÃO DO ENFERMEIRO NA REDUÇÃO DE INCIDÊNCIA DE EVENTOS ADVERSOS RELACIONADOS A MEDICAMENTOS DE ALTA VIGILÂNCIA NA UNIDADE DE TERAPIA INTENSIVA
Resumo
O objeto de estudo desta pesquisa é a atuação do enfermeiro na redução de incidência de eventos adversos relacionados a terapia medicamentosa de alta vigilância na unidade de terapia intensiva. Os incidentes associados ao cuidado de saúde, e em particular os eventos adversos (incidentes com danos ao paciente), representam uma elevada morbidade e mortalidade nos sistemas de saúde. Os objetivos que norteiam esse estudo foram conhecer na literatura nacional, os principais eventos adversos relacionados a medicamentos de alta vigilância na terapia intensiva e elaborar um quadro demonstrativo com a atuação do enfermeiro para reduzir a incidência de eventos adversos relacionados a medicamentos de alta vigilância na unidade de terapia intensiva. Trata-se de um estudo de revisão bibliográfica com abordagem descritiva e qualitativa. As palavras chaves utilizadas foram: “Prevenção”, “Enfermeiro” e “Evento Adverso”. Para realização da pesquisa bibliográfica, foi utilizada como base de consulta a plataforma da Biblioteca Virtual de Saúde (BVS). Os eventos adversos (EAS) foram definidos como complicações indesejáveis decorrentes da assistência prestada ao paciente e não atribuíveis à evolução natural da doença de base. Conclui-se que a atuação do enfermeiro é um fator chave para a redução de eventos adversos relacionados a medicamentos de alta vigilância na unidade de terapia intensiva, pois a atuação deste profissional vai além da simples administração de medicamentos, envolvendo a identificação precoce de possíveis reações adversas e a implementação de estratégias de segurança.
This work is licensed under a Creative Commons Attribution-NonCommercial 4.0 International License.
Declaro que o presente artigo é original, não tendo sido submetido à publicação em qualquer outro periódico nacional ou internacional, quer seja em parte ou em sua totalidade. Declaro, ainda, que após publicado na Revista Presença editada pelo Centro Universitário Celso Lisboa, o mesmo não será submetido por mim ou por qualquer um dos demais coautores a qualquer outro meio de divulgação científica.
Através deste instrumento, em meu nome e em nome dos demais coautores, porventura existentes, cedo os direitos autorais do referido artigo à Revista Presença e declaro estar ciente de que a não observância deste compromisso submeterá o infrator a sanções e penas previstas na Lei de Proteção de Direitos Autorias (Nº9609, de 19/02/98).