VARIABILIDADE DE FREQUÊNCIA CARDÍACA EM PRATICANTES DE HIIT PELOS COMPONENTES DE FREQUÊNCIA ABSOLUTA
Resumo
A Variabilidade da Frequência Cardíaca seria um indicador do funcionamento do Sistema Nervoso Autônomo, o que a torna um meio viável para a prescrição e controle do treinamento físico. Como houve limitação na literatura, este artigo poderia contribuir agregando benefícios à área e, para tal finalidade, esta pesquisa teve como objetivo comparar a VFC em adultos e adultos jovens. Foi avaliado um banco de dados com 103 pessoas, sendo 40 Adultos (30 - 39 anos) e 63 Adultos Jovens (20 -29 anos), saudáveis, fisicamente ativos há pelo menos um ano e praticantes de musculação por no mínimo 6 meses. Foram comparados os momentos Pré, Durante, Imediatamente Após, Pós 1, Pós 2, Pós 3 e Pós 4 das variáveis VLF, LF e HF entre os dois grupos. Concluiu-se que não houve diferença entre os grupos.
Palavras-chave: SNA. Treinamento. Fisiologia do exercício.
This work is licensed under a Creative Commons Attribution-NonCommercial 4.0 International License.
Declaro que o presente artigo é original, não tendo sido submetido à publicação em qualquer outro periódico nacional ou internacional, quer seja em parte ou em sua totalidade. Declaro, ainda, que após publicado na Revista Presença editada pelo Centro Universitário Celso Lisboa, o mesmo não será submetido por mim ou por qualquer um dos demais coautores a qualquer outro meio de divulgação científica.
Através deste instrumento, em meu nome e em nome dos demais coautores, porventura existentes, cedo os direitos autorais do referido artigo à Revista Presença e declaro estar ciente de que a não observância deste compromisso submeterá o infrator a sanções e penas previstas na Lei de Proteção de Direitos Autorias (Nº9609, de 19/02/98).