REGRAS DE ASSOCIAÇÃO PARA VENDAS DE MODALIDADES DE EXERCÍCIOS EM ACADEMIA DE GINÁSTICA
Resumo
Objetivando identificar regras de associação entre modalidades de uma academia de ginástica, localizada na zona norte da cidade do Rio de Janeiro, o método Market Basket foi imposto, fazendo uso do algoritmo Apriori, ao banco de dados com 6.650 registros, os quais correspondiam às vendas mensais do período compreendido entre janeiro de 2015 a dezembro de 2020. A codificação foi feita em R (RStudio 2023.03.0+386 for Windows®). Obtidas foram 11 regras com Suporte e Confiança no intervalo [26,08; 27,95], indicando independência das modalidades pela ausência de Antecedente e ratificada pelo Lift = 100,00%. A última regra [12]({Musculação} => {Ioga}) conquistou Suporte = 6,72% e Confiança = 25,33%, mas o Lift = 90,60% sugeriu que a compra da Musculação não impactaria na aquisição do Ioga. Então, concluiu-se que, naquela academia, os serviços disponibilizados não se associavam.
Palavras-chaves: negócios. cesta de compras. administração. economia. planejamento.
This work is licensed under a Creative Commons Attribution-NonCommercial 4.0 International License.
Declaro que o presente artigo é original, não tendo sido submetido à publicação em qualquer outro periódico nacional ou internacional, quer seja em parte ou em sua totalidade. Declaro, ainda, que após publicado na Revista Presença editada pelo Centro Universitário Celso Lisboa, o mesmo não será submetido por mim ou por qualquer um dos demais coautores a qualquer outro meio de divulgação científica.
Através deste instrumento, em meu nome e em nome dos demais coautores, porventura existentes, cedo os direitos autorais do referido artigo à Revista Presença e declaro estar ciente de que a não observância deste compromisso submeterá o infrator a sanções e penas previstas na Lei de Proteção de Direitos Autorias (Nº9609, de 19/02/98).