AVALIAÇÃO DO DESPERD�CIO DE ALIMENTOS EM RECOLHEDORES DE UMA CENTRAL DE ABASTECIMENTOS NA CIDADE DO RIO DE JANEIRO
Resumo
O desperdÃcio de alimentos ocorre em todo o mundo, sendo o Brasil um dos maiores desperdiçadores em todo o globo. O aproveitamento de partes não convencionais de alimentos, tais como cascas, talos, sementes e folhas, podem contribuir para redução destas estatÃsticas. O objetivo deste estudo é avaliar o desperdÃcio de alimentos na Central de Abastecimento, CEASA – RJ. Foram realizadas entrevistas com recolhedores de alimentos, de um grande centro de distribuição de alimentos na cidade do Rio de Janeiro – RJ. A entrevista contou com perguntas sobre caracterÃsticas socioeconômicas, dados pessoais, conhecimento sobre desperdÃcio de alimentos e consumo semanal de alimentos adquiridos. Todos os participantes foram voluntários e aceitaram assinar um termo de consentimento. Os dados foram tabulados e analisados de forma qualitativa. Os resultados demostraram que a maioria dos recolhedores é formada por mulheres (83%) e que estas sustentam suas famÃlias com os alimentos coletados. Sobre o consumo, tanto homens quanto mulheres responderam gostar de frutas e verduras, mas apenas uma minoria (13%) aproveita as partes não convencionais dos alimentos coletados. Os resultados deste estudo indicam que a maioria dos recolhedores de alimentos que frequentam a Central de Abastecimento tem conhecimento sobre desperdÃcios de alimentos e grande parte não aproveita as partes não convencionais de alimentos.
Palavras-chave
Declaro que o presente artigo é original, não tendo sido submetido à publicação em qualquer outro periódico nacional ou internacional, quer seja em parte ou em sua totalidade. Declaro, ainda, que após publicado na Revista Presença editada pelo Centro Universitário Celso Lisboa, o mesmo não será submetido por mim ou por qualquer um dos demais coautores a qualquer outro meio de divulgação cientÃfica.
Através deste instrumento, em meu nome e em nome dos demais coautores, porventura existentes, cedo os direitos autorais do referido artigo à Revista Presença e declaro estar ciente de que a não observância deste compromisso submeterá o infrator a sanções e penas previstas na Lei de Proteção de Direitos Autorias (Nº9609, de 19/02/98).