BULLYING NA EDUCAÇÃO F�SICA
Resumo
O bullying é um termo adotado nas relações interpessoais, onde figura uma relação desigual de poder. A escola tem papel importante no desenvolvimento do potencial social de crianças e adolescentes que sofrem prejuÃzos causados pela violência direta ou indireta presente nas práticas de bullying. A justificativa desse estudo esteve em estudar o fenômeno bullying nas aulas de Educação FÃsica vista a importância da ação dos professores de Educação FÃsica na prevenção e combate ao bullying na escola. Essa pesquisa ateve-se a três objetivos distintos, a saber, (1) verificar se professores de Educação FÃsica conhecem as manifestações caracterÃsticas do bullying expressas na literatura, (2) compreender as formas como exercem suas ações contra o problema no âmbito das aulas de Educação FÃsica nas escolas e (3) identificar atividades com maior ou menor preponderância à ocorrência do bullying nas aulas de educação FÃsica escolar. O estudo apresenta uma pesquisa de campo, mediante aplicação de um formulário de pesquisa. A amostra do trabalho foi composta por dezessete professores de Educação FÃsica. Entendemos que os professores participantes desse estudo identificam o bullying nas caracterÃsticas encontradas na literatura e usam suas práticas pedagógicas como metodologia para extinguir o bullying no âmbito escolar, assim como, os professores afirmaram que o diálogo com agressor e agredido é a principal ferramenta utilizada nas ações pós-bullying e a prevenção ao bullying é realizada nas suas aulas através de atividades lúdicas.Palavras-chave
Declaro que o presente artigo é original, não tendo sido submetido à publicação em qualquer outro periódico nacional ou internacional, quer seja em parte ou em sua totalidade. Declaro, ainda, que após publicado na Revista Presença editada pelo Centro Universitário Celso Lisboa, o mesmo não será submetido por mim ou por qualquer um dos demais coautores a qualquer outro meio de divulgação cientÃfica.
Através deste instrumento, em meu nome e em nome dos demais coautores, porventura existentes, cedo os direitos autorais do referido artigo à Revista Presença e declaro estar ciente de que a não observância deste compromisso submeterá o infrator a sanções e penas previstas na Lei de Proteção de Direitos Autorias (Nº9609, de 19/02/98).