AS ABORDAGENS PEDAGÓGICAS UTILIZADAS POR PROFESSORES DE EDUCAÇÃO F�SICA ESCOLAR ATUANTES NO 1º SEGMENTO DO ENSINO FUNDAMENTAL
Resumo
A Educação FÃsica é primordial para auxiliar na educação de cada individuo, proporcionando a formação de caráter e cidadania. É importante apresentar as modalidades da Educação FÃsica para a inclusão do aluno em diversas atividades (Danças, Jogos, Esporte, ginástica e Lutas). O objetivo deste estudo foi verificar as abordagens que os professores de Educação FÃsica escolar atuantes no primeiro segmento do ensino fundamental utilizam em suas aulas. Foi utilizado para nossa observação e participação em campo, uma entrevista contendo 10 perguntas abertas e fechadas, que foram respondidas por dez professores de Educação FÃsica. Analisando nossa pesquisa de campo, sobre a concepção de ensino tivemos 40% dos professores que utilizam somente a concepção aberta. Enquanto 60% utilizam a concepção aberta e fechada. ConcluÃmos que os professores entrevistados utilizavam as principais abordagens pedagógicas da Educação FÃsica e tinham conhecimento sobre a literatura que discorre sobre o tema abordado.
Palavras-chave
Declaro que o presente artigo é original, não tendo sido submetido à publicação em qualquer outro periódico nacional ou internacional, quer seja em parte ou em sua totalidade. Declaro, ainda, que após publicado na Revista Presença editada pelo Centro Universitário Celso Lisboa, o mesmo não será submetido por mim ou por qualquer um dos demais coautores a qualquer outro meio de divulgação cientÃfica.
Através deste instrumento, em meu nome e em nome dos demais coautores, porventura existentes, cedo os direitos autorais do referido artigo à Revista Presença e declaro estar ciente de que a não observância deste compromisso submeterá o infrator a sanções e penas previstas na Lei de Proteção de Direitos Autorias (Nº9609, de 19/02/98).