A FAM�LIA HOMOAFETIVA NO CONTEMPORÂNERO: QUALQUER MANEIRA DE FAM�LIA VALE A PENA
Resumo
O tema em questão é atual e polêmico em virtude da famÃlia homoafetiva se configurar como um arranjo familiar que não segue o padrão heteronormativo. Este modelo familiar enfrenta diversos preconceitos e luta constantemente para ser respeitado e ter seus direitos válidos como qualquer outra configuração familiar contemporânea. Busca-se com este trabalho realizar reflexões sobre a famÃlia homoafetiva, sobre os preconceitos e estigmas que os homossexuais enfrentam, além de, desconstruir os supostos mitos referentes ao desenvolvimento psicossexual de uma criança inserida no contexto de uma famÃlia homoafetiva. Para a realização do artigo foram feitas pesquisas bibliográficas com revisão da literatura sobre o tema e pesquisa de campo, utilizando entrevistas abertas com casais homossexuais com função parental. Diante do exposto, pretendemos desconstruir o preconceito que diariamente os homossexuais enfrentam de uma sociedade conservadora e discriminatória, e assim passar a olhar para esta famÃlia com um olhar de dignidade e respeito, ao invés de crÃticas.Palavras-chave
Declaro que o presente artigo é original, não tendo sido submetido à publicação em qualquer outro periódico nacional ou internacional, quer seja em parte ou em sua totalidade. Declaro, ainda, que após publicado na Revista Presença editada pelo Centro Universitário Celso Lisboa, o mesmo não será submetido por mim ou por qualquer um dos demais coautores a qualquer outro meio de divulgação cientÃfica.
Através deste instrumento, em meu nome e em nome dos demais coautores, porventura existentes, cedo os direitos autorais do referido artigo à Revista Presença e declaro estar ciente de que a não observância deste compromisso submeterá o infrator a sanções e penas previstas na Lei de Proteção de Direitos Autorias (Nº9609, de 19/02/98).