HISTÓRICO E PERSPECTIVA DA CONSERVAÇÃO DOS FELINOS SILVESTRES OCORRENTES NO BRASIL COM ESTUDOS REALIZADOS ENTRE OS ANOS DE 1945 A 2014
Resumo
No levantamento de trabalhos do período entre 1945 e 2014 sobre os Felidae, os mais numerosos estão entre 2007 e 2011. Dos 107 estudos, a maior parte inclui Panthera onca (48) e Puma concolor (38), seguidas de Leopardus pardalis (27), Leopardus tigrinus (23), Leopardus wiedii (19), Puma yagouaroundi (16), Leopardus geoffroyi (4) e Leopardus concolor (1). Embora L. tigrinus apresente o status mais preocupante, apenas 20% dos estudos encontrados incluem esta espécie. É preocupante o baixo estudo da conservação de L. geoffroyi, uma vez que se encontra quase ameaçada.
Palavras-chave
Declaro que o presente artigo é original, não tendo sido submetido à publicação em qualquer outro periódico nacional ou internacional, quer seja em parte ou em sua totalidade. Declaro, ainda, que após publicado na Revista Presença editada pelo Centro Universitário Celso Lisboa, o mesmo não será submetido por mim ou por qualquer um dos demais coautores a qualquer outro meio de divulgação científica.
Através deste instrumento, em meu nome e em nome dos demais coautores, porventura existentes, cedo os direitos autorais do referido artigo à Revista Presença e declaro estar ciente de que a não observância deste compromisso submeterá o infrator a sanções e penas previstas na Lei de Proteção de Direitos Autorias (Nº9609, de 19/02/98).