OBSERVAÇÃO DE DIVERSIDADE NA SENSIBILIZAÇÃO E EDUCAÇÃO AMBIENTAL: UM ESTUDO DE AVIFAUNA EM UM CAMPUS UNIVERSIT�RIO NO RIO DE JANEIRO
Resumo
Considerando-se a importância do estudo da diversidade biológica para a sociedade, e do impacto/apelo positivo que esse conhecimento geraria sobre um dado grupo social, pode-se perceber o potencial desse tipo de estudo como estratégia de sensibilização ambiental. Assim, temos como objetivo geral: discutir o potencial de estudos de diversidade de avifauna como estratégia de sensibilização ambiental em um campus universitário. Como objetivos especÃficos, temos: 1) elaborar a lista de avifauna identificada segundo a taxonomia de Sick (1997) e a sugerida pelo Comitê Brasileiro de Registros Ornitológicos (CBRO, 2014); 2) elaborar um catálogo de consulta à s caracterÃsticas gerais das espécies de avifauna encontrados, de maneira a permitir a identificação e trabalho de sensibilização e consciência ambiental aos frequentadores do campus e moradores do entorno. Como resultados, apresentamos uma lista de avifauna compreendendo 32 espécies, pertencentes a 9 ordens e 16 famÃlias, elaboramos um catálogo ilustrativo para todas as espécies identificadas e discutimos como o material confeccionado pode ser útil ferramenta para atividades de sensibilização e consciência ambiental. Sugerimos que estudos de diversidade sejam utilizados como forma de vivenciar a educação ambiental em espaços formais e não formais de educação e em outros elementos da sociedade, como locais de trabalho, igrejas, comunidades, vilas residenciais, dentre outros, em ações que envolvem a parceria entre Instituição de Ensino Superior e/ou profissionais da área e a sociedade, em um processo multiplicador e em cascata de valorização da biodiversidade, responsabilidade ambiental e envolvimento coletivo e individual com o cuidado ao ambiente em que vivemos.
Palavras-chave
Declaro que o presente artigo é original, não tendo sido submetido à publicação em qualquer outro periódico nacional ou internacional, quer seja em parte ou em sua totalidade. Declaro, ainda, que após publicado na Revista Presença editada pelo Centro Universitário Celso Lisboa, o mesmo não será submetido por mim ou por qualquer um dos demais coautores a qualquer outro meio de divulgação cientÃfica.
Através deste instrumento, em meu nome e em nome dos demais coautores, porventura existentes, cedo os direitos autorais do referido artigo à Revista Presença e declaro estar ciente de que a não observância deste compromisso submeterá o infrator a sanções e penas previstas na Lei de Proteção de Direitos Autorias (Nº9609, de 19/02/98).