HABILIDADES SOCIAIS, EGRESSOS DE PSICOLOGIA E TRABALHO DE CONCLUSÃO DE CURSO
Resumo
O presente estudo teve por objetivo investigar se os estudantes egressos de psicologia, em processo de elaboração do Trabalho de Conclusão de Curso (TCC) em grupo, apresentam Habilidades Sociais (HS). Para tanto, foram realizadas entrevistas, com quatro grupos de estudantes de dois a três participantes, de uma Instituição de ensino Superior (IES), da rede privada, localizada na zona norte da cidade do Rio de Janeiro. A entrevista constituiu-se de questões abertas, adaptadas do Inventário de Habilidades Sociais de Del Prette (2000). As perguntas estavam focadas nas seguintes habilidades: HS de Comunicação, HS Assertivas, Direito e Cidadania, HS Empáticas e HS de Trabalho, com a finalidade de avaliar se os estudantes apresentavam essas HS, entendidas como inerentes à formação do psicólogo. Após a análise dos dados ficou comprovado que os participantes possuem as HS, porém algumas em maior escala do que outras e que quanto maior a afinidade entre os integrantes do grupo, maior a fluidez do trabalho, ou seja, os componentes que possuíam uma relação já pré-existente com os colegas integrantes do grupo mostraram maior facilidade para realização do Trabalho de conclusão de Curso.Palavras-chave
Declaro que o presente artigo é original, não tendo sido submetido à publicação em qualquer outro periódico nacional ou internacional, quer seja em parte ou em sua totalidade. Declaro, ainda, que após publicado na Revista Presença editada pelo Centro Universitário Celso Lisboa, o mesmo não será submetido por mim ou por qualquer um dos demais coautores a qualquer outro meio de divulgação científica.
Através deste instrumento, em meu nome e em nome dos demais coautores, porventura existentes, cedo os direitos autorais do referido artigo à Revista Presença e declaro estar ciente de que a não observância deste compromisso submeterá o infrator a sanções e penas previstas na Lei de Proteção de Direitos Autorias (Nº9609, de 19/02/98).