CONHECIMENTO DO ENFERMEIRO NO CONTROLE DA DOR DO PACIENTE QUEIMADO
Resumo
Com a implementação da Sistematização da Assistência de Enfermagem (SAE), o olhar do profissional enfermeiro diante de seu paciente, passou a ir além do biológico, pois a humanização da assistência preconiza o atendimento pleno em razão do que, além das implicações decorrentes do processo de adoecimento, o sofrimento psicossocial também precisa ser assistido. O objetivo deste estudo é o conhecimento do enfermeiro sobre a terapêutica farmacológica e o alivio da dor para melhoria da qualidade de vida do paciente queimado. Trata-se de revisão bibliográfica sobre o Conhecimento do Enfermeiro no Controle da Dor do Paciente Queimado. Para tanto, utilizou-se o serviço da Biblioteca Virtual de Saúde (BVS), além do acervo da Biblioteca presencial do Centro Universitário Celso Lisboa. Os artigos pesquisados citam que os profissionais de enfermagem devem estar preparados para o manejo adequado da dor no queimado, assim como com seus familiares de uma forma humanizada com o intuito de aliviar não somente a dor física, mas também a emocional e assim favorecer a analgesia correta a fim de minimizar os efeitos adversos provocados pelos fármacos. Faz parte da responsabilidade do profissional enfermeiro garantir a segurança do paciente. Para tanto é necessário que o profissional adquira conhecimentos sobre interações farmacológicas e efeitos adversos dos opióides para melhor condução do cuidado assistencialPalavras-chave
Declaro que o presente artigo é original, não tendo sido submetido à publicação em qualquer outro periódico nacional ou internacional, quer seja em parte ou em sua totalidade. Declaro, ainda, que após publicado na Revista Presença editada pelo Centro Universitário Celso Lisboa, o mesmo não será submetido por mim ou por qualquer um dos demais coautores a qualquer outro meio de divulgação científica.
Através deste instrumento, em meu nome e em nome dos demais coautores, porventura existentes, cedo os direitos autorais do referido artigo à Revista Presença e declaro estar ciente de que a não observância deste compromisso submeterá o infrator a sanções e penas previstas na Lei de Proteção de Direitos Autorias (Nº9609, de 19/02/98).