INVESTIGAÇÃO SOBRE O DESCARTE DE MEDICAMENTOS RESIDENCIAIS COM ACADÊMICOS DO CENTRO UNIVERSIT�RIO CELSO LISBOA – UCL
Resumo
O objetivo é investigar como dar-se o descarte de medicamentos residenciais e questões congêneres a este descarte com alunos do Centro Universitário Celso Lisboa. Realizou-se um estudo transversal, com amostra intencional, incluindo apenas acadêmicos das diversas graduações do Centro Universitário Celso Lisboa, na zona norte do Rio de Janeiro. O instrumento de coleta de dados foi um questionário semiestruturado preenchido pelo próprio entrevistado. A coleta de dados ocorreu em setembro e outubro de 2015. A amostra contou com mil e cinquenta e cinco acadêmicos de 14 graduações. O resultado mostra a coleta seletiva como uma necessidade da população, pois mais de 80% dos entrevistados não dispõe do serviço, sem alternativa descartam os medicamentos em desuso ou vencidos no lixo comum, vaso e pias. A maioria dos entrevistados não receberam informações sobre descarte adequado. Observou-se que os cursos que não possuem significativa afinidade com área ambiental, acreditam que o descarte inadequado de medicamentos não possa trazer impactos ao meio ambiente. Os principais danos citados foram poluição e contaminação do meio. Sobre como deveriam ser feitas as orientações sobre o descarte mais adequado de medicamentos, os profissionais de saúde foram os mais citados como possÃveis agentes executores dessa atividade. Como instrumentos para a sensibilização sobre o descarte mais adequados, os mais citados são televisão, rádio, jornais, internet e redes sociais. No perÃodo de 3 a 6 de novembro de 2015 ocorreu a Semana do Meio Ambiente, nesta realizou-se a sensibilização com os alunos da UCL sobre o descarte adequado das sobras de medicamentos residenciais.Palavras-chave
Declaro que o presente artigo é original, não tendo sido submetido à publicação em qualquer outro periódico nacional ou internacional, quer seja em parte ou em sua totalidade. Declaro, ainda, que após publicado na Revista Presença editada pelo Centro Universitário Celso Lisboa, o mesmo não será submetido por mim ou por qualquer um dos demais coautores a qualquer outro meio de divulgação cientÃfica.
Através deste instrumento, em meu nome e em nome dos demais coautores, porventura existentes, cedo os direitos autorais do referido artigo à Revista Presença e declaro estar ciente de que a não observância deste compromisso submeterá o infrator a sanções e penas previstas na Lei de Proteção de Direitos Autorias (Nº9609, de 19/02/98).