O DESINVESTIMENTO PEDAGÓGICO NA VISÃO DOS PROFESSORES DE EDUCAÇÃO F�SICA
Resumo
Essa pesquisa investiga o abandono do compromisso docente por professores de educação fÃsica escolar que, na visão de Machado et al (2010), estabelece a noção de “estado de desinvestimento pedagógico. A expressão “professor rola a bola caracteriza o docente de educação fÃsica sob a perspectiva teórica desses autores fundamentada no trabalho de Huberman. A discussão crÃtica sobre a prática pedagógica dos professores de educação fÃsica foi desenvolvida no contexto inicial do movimento de renovação da educação fÃsica nos anos finais da década de 1970 e durante as décadas de 1980 e 1990. Analisando autores com diversas pesquisas sobre a prática pedagógica em educação fÃsica estabelecemos uma visão ampla das razões que fundamentam os questionamentos ao compromisso dos professores de educação fÃsica com suas aulas. Essa foi uma pesquisa qualitativa baseada em um trabalho de campo, que utilizou um formulário de pesquisa com vinte e uma questões como instrumento de coleta de dados. A amostra de pesquisa contou com oito professores de educação fÃsica escolar. Os professores participantes dessa pesquisa não se reconhecem em estágio de desinvestimento pedagógico, porém, apontaram momentos de dificuldades em suas trajetórias docentes. As principais razões declaradas pelos professores em relação aos entraves para as suas práticas pedagógicas são as condições precárias de investimento na Educação FÃsica escolar. Embora, o reconhecimento social do trabalho desenvolvido pelos professores de Educação FÃsica, o estado fÃsico precário das escolas, a falta de material para as aulas e a falta de investimento na Educação apareçam como fatores que desagradam os professores que formaram a amostra dessa pesquisa, o grau de satisfação e compromisso dos professores com sua profissão esteve evidenciado em suas falas.Palavras-chave
Declaro que o presente artigo é original, não tendo sido submetido à publicação em qualquer outro periódico nacional ou internacional, quer seja em parte ou em sua totalidade. Declaro, ainda, que após publicado na Revista Presença editada pelo Centro Universitário Celso Lisboa, o mesmo não será submetido por mim ou por qualquer um dos demais coautores a qualquer outro meio de divulgação cientÃfica.
Através deste instrumento, em meu nome e em nome dos demais coautores, porventura existentes, cedo os direitos autorais do referido artigo à Revista Presença e declaro estar ciente de que a não observância deste compromisso submeterá o infrator a sanções e penas previstas na Lei de Proteção de Direitos Autorias (Nº9609, de 19/02/98).