PROFESSOR, PSICÓLOGO, E SUPERVISOR: MOTIVAÇÃO, INFLUÊNCIAS E CONTRIBUIÇÕES NA DINÂMICA ENTRE AS TRÊS ÁREAS DE ATUAÇÃO
Resumo
Objetivo: Essa pesquisa teve por objetivo investigar o que levou o profissional Psicólogo ao exercício da profissão, ao mesmo tempo, como Professor do curso superior de Psicologia, Supervisor do Serviço de Psicologia Aplicada (SPA) e Psicólogo, bem como identificar prováveis influências e contribuições mútuas da prática de tais áreas, com o intuito de elucidar possibilidades de atuação do profissional Psicólogo que geralmente não aparecem em pauta durante o curso de graduação, tais como docência e supervisão de estágio, bem como mostrar o que a atuação nas três áreas pode contribuir para a formação e para o desempenho do profissional.
Metodologia: Para a coleta de dados, foram realizadas pesquisa bibliográfica e entrevistas semiestruturadas com 09 Professores do curso de graduação em Psicologia de uma Instituição de Ensino Superior do Rio de Janeiro, que atuam como Supervisores do Serviço de Psicologia Aplicada e também como Psicólogos em suas respectivas áreas. Todos os entrevistados assinaram o Termo de Consentimento Livre e Esclarecido, aceitando participar voluntariamente da pesquisa. Os dados foram coletados no ambiente universitário, com a anuência da direção acadêmica da Instituição. A coleta dos dados consistiu em entrevistas individuais semiestruturadas adaptadas do questionário utilizado por Martins (2012) em sua dissertação de Mestrado intitulada “Psicólogo-professor: o processo de constituição da identidade docente”. A entrevista é composta por perguntas sobre os dados sociodemográficos e questões referentes ao processo de escolha da área de atuação dos entrevistados e ao exercício da profissão nas três áreas. A análise dos dados foi realizada a partir do conteúdo das respostas emitidas e utilizou-se a análise qualitativa, com ênfase na análise do discurso dos participantes, de acordo com a vertente teórica de Norman Fairclough (2001).
Conclusão: As hipóteses que nortearam essa pesquisa foram as de que a escolha do exercício da profissão de Professor do curso superior de Psicologia, Supervisor do Serviço de Psicologia Aplicada (SPA) e Psicólogo, simultaneamente, se dá pela necessidade de atualização, de estudos e de desenvolvimento de habilidades sociais, assim como pela possibilidade de contribuição na formação de discentes e pelo desejo de contribuir com os avanços das pesquisas em psicologia; de que há uma relação de complementaridade entre as três áreas citadas; e de que houve influência significativa de alguns professores na escolha da atuação profissional nas três áreas. Todas as hipóteses foram confirmadas. Além disso, a presente pesquisa verificou o uso recorrente da palavra “apaixonamento” pelos entrevistados ao se referirem à escolha profissional nas três áreas, estas entendidas como um tripé de atuação profissional. Observou-se também uma forte relação da área de atuação escolhida por cada um dos entrevistados com o objetivo profissional pretendido no exercício das três áreas. E, finalmente, verificou-se a necessidade de se repensar o triplo vértice da atividade do terapeuta: o teórico, o técnico e o experiencial, elencando, como ressalta Buys (1987), a supervisão como o espaço integrador desses três fatores para o aprimoramento da prática clínica, assim como a necessidade de ser discutida e oferecida dentro da formação de Psicólogos a possibilidade de atuação profissional nessas três áreas.
Referências
BUYS, Rogério Christiano. Supervisão de psicoterapia na abordagem humanista centrada na pessoa. São Paulo: Summus, 1987.
CONSELHO FEDERAL DE PSICOLOGIA. Código de Ética Profissional do Psicólogo, Brasília, 2014.
FAIRCLOUGH, Norman. Discurso e mudança social. Brasília: Editora UNB, 2001.
MARTINS, M. Psicólogo-professor: o processo de constituição da identidade docente. 2012. Dissertação (Mestrado em Educação). Fundação Universidade Federal do Piauí, 2012. Disponível em http://leg.ufpi.br/ppged/index/pagina/id/5772. Acesso em 25 abr. 2016.
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Palavras-chave
Declaro que o presente artigo é original, não tendo sido submetido à publicação em qualquer outro periódico nacional ou internacional, quer seja em parte ou em sua totalidade. Declaro, ainda, que após publicado na Revista Presença editada pelo Centro Universitário Celso Lisboa, o mesmo não será submetido por mim ou por qualquer um dos demais coautores a qualquer outro meio de divulgação científica.
Através deste instrumento, em meu nome e em nome dos demais coautores, porventura existentes, cedo os direitos autorais do referido artigo à Revista Presença e declaro estar ciente de que a não observância deste compromisso submeterá o infrator a sanções e penas previstas na Lei de Proteção de Direitos Autorias (Nº9609, de 19/02/98).