O ENFERMEIRO NO PROCESSO EDUCATIVO PARA CUIDADORES DO MAL DE ALZHEIMER
Resumo
A doença de Alzheimer é uma doença crônica neurodegenerativa que apresenta um declínio progressivo na capacidade funcional e perda gradual de autonomia, que ocasiona, portanto, nos indivíduos por ela afetados, uma dependência total de ou- tras pessoas. A escolha do tema se deve ao aumento da expectativa de vida da população, devido ao processo de urbanização, o avanço tecnológico e medicinal, acarretando um aumento da incidência de idosos acometidos por doenças crônico-degenerativas que afetam o sistema cognitivo causando incapacidade e dependência, como o Alzheimer. A pesquisa tem como objetivos identificar as ações educativas do enfermeiro para os cuidadores do Mal de Alzheimer e elaborar um plano de cuidados de enfermagem ao paciente idoso portador de Alzheimer baseado nos Diagnósticos de Enfermagem da Taxonomia de NANDA. Os dados foram coletados na base virtual da Biblioteca Virtual em Saúde (BVS). A partir da leitura dos textos selecionados, observamos que a deficiência de orientações para o cuidador pode colocar em risco a saúde do idoso. No entanto, quando o cuidador é adequadamente instrumentalizado, torna-se capaz de enfrentar com maior segurança os desafios impostos pelo ato de cuidar, com o intuito de minimizar o impacto na dinâmica familiar e na qualidade de vida do cuidador. O papel do enfermeiro é fundamental no suporte aos cuidadores de idosos com Doenças de Alzheimer, pois visa o cuidado ao indivíduo e sua família, mostrando a melhor forma de superar as modificações funcionais causadas pela doença e os impactos gerados no núcleo familiar, possibilitando um cuidado integral e com diminuição de sofrimento e desgaste, para que ambos tenham uma vida mais equilibrada.Palavras-chave
Declaro que o presente artigo é original, não tendo sido submetido à publicação em qualquer outro periódico nacional ou internacional, quer seja em parte ou em sua totalidade. Declaro, ainda, que após publicado na Revista Presença editada pelo Centro Universitário Celso Lisboa, o mesmo não será submetido por mim ou por qualquer um dos demais coautores a qualquer outro meio de divulgação científica.
Através deste instrumento, em meu nome e em nome dos demais coautores, porventura existentes, cedo os direitos autorais do referido artigo à Revista Presença e declaro estar ciente de que a não observância deste compromisso submeterá o infrator a sanções e penas previstas na Lei de Proteção de Direitos Autorias (Nº9609, de 19/02/98).