INFECÇÕES PARASITÁRIAS PREVALENTES NA COMUNIDADE ESTUDANTIL DE UMA UNIDADE ESCOLAR PÚBLICA DO MUNICÍPIO DO RIO DE JANEIRO, RJ

  • Aline Aparecida Silva Cardoso Técnica em Análises Clínicas Serviço de Controle da Qualidade Animal (SCQA) Instituto de Ciência e Tecnologia em Biomodelos (ICTB) - Fiocruz
  • Jonathan Vieira de Melo CB-ML Auxiliar Seção de Apoio Técnico Unidade Operacional de Construção e Reparo Naval Engepron
  • Artur Araújo Mediador Museu da Vida Fundação Oswaldo Cruz
  • Ludmila Lorraine Pereira dos Santos Centro Universitário Celso Lisboa
  • Rebeca Fernandes Teixeira da Rocha Centro Universitário Celso Lisboa
  • Tami Helena Pestana Bogéa Centro Universitário Celso Lisboa

Resumo

O presente estudo visou identificar as infecções parasitárias que afetam a comunidade escolar do 10 ao 50 anos do ensino fundamental de uma unidade escolar pertencente à rede municipal de ensino do Rio de Janeiro, RJ. A seleção da unidade escolar (UE) foi feita com base em critérios previamente estabelecidos. Durante a fase de pré-estudo, uma reunião foi realizada junto à equipe pedagógica da UE em que a pediculose foi sugerida como a infecção parasitária de maior prevalência no ambiente escolar. Na fase de desenvolvimento do estudo, implementou-se a estratégia pedagógica visando informar a comunidade quanto às formas de prevenção e controle da pediculose. Foram realizadas palestras, oficinas de ciências além da aplicação de um jogo educativo. Um questionário sócio-epidemiológico foi distribuído aos responsáveis pelos escolares. A análise dos resultados foi realizada com o auxílio de métodos de estatística descritiva. A Escola Municipal Tagore, localizada no bairro da Abolição, foi selecionada para o presente estudo por ser uma escola com menos de 400 escolares, situada no entorno do Centro Universitário Celso Lisboa (UCL), onde um dos coautores era estagiário e pode servir de elo de ligação, possibilitando avaliar o interesse da equipe pedagógica em estabelecer parcerias. A comunidade escolar foi caracterizada quanto a gênero, idade, desempenho acadêmico, naturalidade, tipo de moradia, disponibilidade de serviços de abastecimento de água, esgotamento e coleta de lixo. Os resultados confirmaram que a pediculose é a infecção parasitária de maior prevalência na UE, com os entrevistados reportando a infecção em 41% dos escolares. A análise dos resultados revelou ainda que as verminoses são comuns na UE, com a enterobíase sendo relatada em 13% dos escolares. Foram observados comportamentos e hábitos de higiene pessoal na comunidade escolar que contribuem para a disseminação destas infecções parasitárias. A implementação de uma estratégia pedagógica participativa permitiu enfatizar as relações entre higiene pessoal e transmissão de parasitos de maneira criativa e participativa, encorajando mudanças de atitude entre os membros da comunidade escolar bem como conscientizando-os da importância de manter-se saudável, conforme pode ser verificado em visitas posteriores à UE.

Biografia do Autor

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Licenciado em Ciências Biológicas e bolsista de Iniciação Científica do Centro Universitário Celso Lisboa (UCL)
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Licenciado em Ciências Biológicas e bolsista de Iniciação Científica do Centro Universitário Celso Lisboa (UCL)
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Graduado em Ciências Biológicas e bolsista de Iniciação Científica do Centro Universitário Celso Lisboa (UCL)
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Licencianda em Ciências Biológicas e bolsista de Iniciação Científica do Centro Universitário Celso Lisboa (UCL)
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Licencianda em Ciências Biológicas e bolsista de Iniciação Científica do Centro Universitário Celso Lisboa (UCL)
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Docente dos Cursos de Graduação em Ciências Biológicas e de Pós-Graduação em Ciências da Visão do UCL, Coordenadora do Núcleo de Estudos em Educação & Saúde (NESEDUC).

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Publicado
2017-07-27
Como Citar
CARDOSO, Aline Aparecida Silva et al. INFECÇÕES PARASITÁRIAS PREVALENTES NA COMUNIDADE ESTUDANTIL DE UMA UNIDADE ESCOLAR PÚBLICA DO MUNICÍPIO DO RIO DE JANEIRO, RJ. Revista Presença, [S.l.], v. 3, n. 8, p. 1-12, july 2017. ISSN 2447-1534. Disponível em: <http://sistema.celsolisboa.edu.br/ojs/index.php/numerohum/article/view/104>. Acesso em: 22 nov. 2024.
Seção
Artigo Livre

Palavras-chave

Pediculose; Ensino Fundamental; Educação em Saúde; Rio de Janeiro

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